Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz determina que SUS forneça medicamento

    há 13 anos

    Em Limoeiro do Norte, o sistema de Processo Judicial Eletrônico agiliza o andamento processual e permite decisões mais céleres.

    O Juiz Federal da 15ª Vara de Limoeiro do Norte, Francisco Luis Rios Alves, determinou que a União, o Estado do Ceará e o Muncipío de Icó forneçam o medicamento de alto custo, Idulfase (Elasprase), ao menor S.M.R., vítima da doença Mucopolissacaridose Tipo II.

    A decisão liminar foi concedida por meio do sistema que visa combater a morosidade processual, denominado PJE Processo Judicial Eletrônico, recém implantado na Justiça Federal de 1ª e 2ª graus da 5ª Região. Essa foi a primeira ação no PJE, em 2011, na Subseção de Limoeiro do Norte.

    Também chamada de síndrome de Hunter, a doença implica uma série de problemas como encurtamento do pescoço, tórax, opacidade da córnea, face grotesca, sopro no coração, rigidez nas articulações e inúmeras limitações nas atividades diárias.

    Segundo o processo, a única medicação capaz de reverter o quadro em busca de alívio dos sintomas causados pela doença era a solicitada. Somado a isso, o relatório médico apontava que na ausência de tratamento específico, as alterações apresentadas poderiam evoluir para morte por alterações cardiorespiratórias.

    Dessa forma, asseverou a decisão, a anomalia genética que aflige o autor é de uma gravidade que não tem como ser contornada com a parcimônia típica dos provimentos judiciais comuns e procedimentos administrativos, não podendo exigir-se que o menor espere por uma possível regulamentação legal ou administrativa do atendimento no âmbito do SUS para pessoas pobres acometidas de Mucopolissacaridose e a correspondente dotação de recursos específicos para seu tratamento. Determinando assim, que o SUS forneça o medicamento ao paciente, fixando multa em caso de descumprimento.

    A determinação está na Ação Ordinária nº 08000001-34.2011.4.05.8101T.

    A utilização do PJE (Processo Judicial Eletrônico) facilita o trabalho dos advogados e desburocratiza o andamento dos processos nas varas.

    Por Priscila Guimarães Subseção de Limoeiro do Norte

    • Publicações573
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-determina-que-sus-forneca-medicamento/2599834

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)