Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JFCE investe na conciliação para a solução de conflitos

    O curso Gestão de Conflitos Técnicas Autocompositivas, ministrado pelo Juiz Federal Dartanhan Rocha, capacitará servidores através de aulas teóricas e práticas.

    há 12 anos

    A resolução de conflitos por meios alternativos e não adversariais tem importância estratégica na otimização da atividade-fim do Judiciário. Serve de canal à pacificação social de forma mais célere, possibilitando às partes melhores condições de negociação. Contribui para a rapidez do trâmite dos processos em qualquer das instâncias, evita a inauguração de novas ações, culminando na economia de recursos humanos e materiais da Administração Pública. Do que estamos falando? São as técnicas de negociação, de conciliação, de intermediação no Judiciário. Para tanto, a Justiça Federal no Ceará disponibilizará 30 horas de aulas expositivas, como emprego de recursos audiovisuais, dinâmicas de grupo e sessões simuladas de mediação, para a formação de conciliadores. O objetivo é capacitar servidores, conciliadores e gestores da Justiça Federal no Ceará para exercício da função de mediador/conciliador no âmbito dos respectivos órgãos de lotação. Os alunos estudarão o conflito como fenômeno natural, vislumbrando aspectos positivos em sua resolução, buscando conceitos de comunicação conciliatória. Nas sessões experimentais, os participantes terão contato com hipóteses reais de conciliação, estimulando-os a desenvolver análise críticas. Haverá também estágio supervisionado com 10 horas de co-mediação, duas horas de elaboração de um estudo de caso e acessibilidade à Plataforma Moodle, com integração ao ambiente virtual. O plano de capacitação enquadra-se nas diretrizes do Plano Nacional de Capacitação Judicial de Servidores do Poder Judiciário Resolução nº 126/2011-CNJ - e do Plano Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC), biênio 2012/2013, do Conselho da Justiça Federal. O Curso de Gestão de Conflitos Técnicas Autocompositivasserá ministrado pelo Juiz Federal Dartanhan Vercingetorix de Araújo Rocha, Juiz Coordenador da Conciliação, na Seção Judiciária do Ceará. O Magistrado possui larga experiência em técnicas de mediações, atuando na organização, coordenação e mediação em mutirões de conciliação no âmbito da 5ª Região e outras Regiões, à disposição do Conselho Nacional de Justiça CNJ. As aulas expositivas acontecerão nos períodos de 17 a 21 de setembro de 2012 (primeira turma), e 26 a 30 de novembro de 2012 (segunda turma) no 15º andar do edifício sede da JFCE. As aulas práticas para a primeira turma ocorrerão entre 24 de setembro e 11 de outubro, e para a segunda turma no período de 03 a 13 de dezembro. Autor: Seção de Comunicação Social JFCE

    • Publicações573
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jfce-investe-na-conciliacao-para-a-solucao-de-conflitos/100060998

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)